Não estar doente não é sinônimo de saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos. A saúde é um estado de completo bem-estar: físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.
Os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através de palestras instrutivas e educacionais e outras atividades. No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de outras datas especiais, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).
Em 2016, o tema será o diabetes. Essa doença, quando descontrolada, traz sérios riscos para a saúde como um todo — ela aumenta, por exemplo, de duas a quatro vezes o risco de sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, pode acarretar problemas renais, oculares e até amputações. Mesmo com esse perigo todo, um terço dos diabéticos não segue orientações médicas. Aliás, boa parte nem se apega ao hábito de medir os níveis de glicose no sangue com frequência – o que é fundamental para domar a enfermidade.
Cuidados com a saúde nunca são demais. E a busca pelo completo bem-estar deve começar por você.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário